sábado, 3 de março de 2012

Hue

Peguei o onibus em Hanoi as 18h30 e cheguei perto do meio dia em Hue, o coracao intelectual, cultural e espiritual do Vietnam. Jah serviu como a capital politica do pais entre 1802 a 1945, atraves dos 13 imperadores da dinastia Nguyen. 


Recomendo que contrate um motoboy (se o orcamento estiver bom, um guia) atraves da recepcao do hotel que estara hospedado e assim podera conhecer os principais pontos. Tambem pode alugar uma moto ou bike. Paguei 7 dolares e o que deu para ver em meio periodo foi:

Citadel - Cidade Imperial de Hue: eh uma fortaleza e palacio, idealizada como uma copia da Cidade Proibida de Pequim.  Em 1993 foi classicada pela Unesco como Patrimonio da Humanidade. Os edificios que ainda restam foram restaurados e preservados, pois a maior parte do lugar foi destruida durante a Guerra do Vietnam. No local voce podera assistir um documentario com as reconstrucao digital do local, ai sim da para se ter uma ideia de como era antigamente.







Tumbas de Tu Duc: eh uma das tumbas da Dinastia Nguyen.







Thien Mu Pagoda: eh um dos mais famosos predios do pais, construida em 1601 em forma octagonal.  Foi residencia de Thich Quang Duc, monge que durante uma manifestacao na cidade de Saigon, contra a politica religiosa do governo da epoca, ateou fogo em seu proprio corpo em processo de auto-imolacao. Mesmo ele tendo sido queimado e posteriormente re-cremado, seu coracao permaneceu intacto. Nesta epoca o Vietnam estava em guerra contra os EUA. Veja abaixo a foto dele e a foto do carro que esta exposto no local com a respectiva explicacao.














Eu fiquei menos de 24 horas na cidade, soh nao fiquei mais porque meu tempo era curto demais e porque a minha empolgacao foi a zero depois que um fedorento, com a boca toda podre tentou me beijar (nao quero nem lembrar que fico com o estomago embrulhado). Bem, para os aficcionados em historia de guerras da para ficar um dia a mais e conhecer a Zona Desmilitarizada (DMZ).


Fiquei hospedada no Hue Backpackers, 7 dolares em quarto coletivo misto. Bem localizado, mas particularmente detesto quarto misto, pois nao tenho privacidade para nada e trocar de roupa soh no banheiro. As 06h ja estava acordada, nem precisei de despertador, pois no quarto a sinfonia de despertadores e sacolinhas de plastico era o que bastava para qualquer urso hibernado acordar. Acho que o manual de etiqueta do mochileiro deveria estar na primeira pagina no lonely planet ou grudado na porta do quarto.


De lah, segui viagem para Hoi An, 04 horas de viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário